sábado, 17 de abril de 2010

Cantaxantina

A cantaxantina é um corante de pigmentação vermelha que é usado na alimentação dos canários para que estes se tornem canários de fator vermelho. A cantaxantina pode ser usada para qualquer cor de canário, independentemente da raça ou do sexo.

Ela pode ser adquirida em lojas de criadores ou pet-shop. Deve ser bem dosada para que não cause danos aos filhotes que forem ingeri-la.

Para se obter um bom resultado, é necessário colocar uma pitadinha de cantaxantina em cima do ovo cozido a cada dia assim que começar a aparecer os primeiros sinais de encartuchamento dos filhotes. Isso acontece por volta do 13º ou 14º dia de vida. Desse modo, os pais irão comer o ovo, fazer a papa e tratar dos filhotes, que consequentemente ficarão com a pigmentação avermelhada ou alaranjada dependendo da genética dos pais. Alguns criadores preferem dar a cantaxantina na primeira muda de pena, misturada na farinhada, pois o corante é um produto muito forte, e muitas vezes pode causar complicações sérias nos filhotes. Uma delas é o ataque à retina do canário, podendo deixá-lo cego. Outra complicação pode se dar com o sistema digestório dos canários, pois o corante ataca a flora intestinal e prejudica na absorção de nutrientes. Porém, se dosado com cuidado e na medida certa, ele só trará benefícios ao seu plantel.

A cantaxantina é usada por criadores que desejam obter o canário mosaico perfeito para as exposições e campeonatos, mas também pode ser usada por aqueles que acham a cor muito bonita. Tudo é uma questão de gosto.

0 Comments:

Post a Comment