sábado, 17 de abril de 2010

Gaiolas e Acessórios

Para obter sucesso na criação não basta apenas tratar bem dos canários e colocá-los juntos na época de reprodução. Eles necessitam de lugares adequados para procriar, tratar dos filhotes e passarem a noite.

O aconselhável é ter um cômodo separado para a criação, bem arejado, na temperatura ambiente e que bata sol apenas pela manhã. Todos os canários necessitam do sol da manhã para manter suas penas com o brilho e a beleza natural. As janelas do plantel devem ser recobertas por telas que impossibilitem a passagem de moscas e insetos noturnos que possam atrapalhar o rendimento das aves.

As gaiolas padronizadas dão um visual muito melhor no plantel, além de deixar o ambiente bem mais organizado para o manuseio das aves no dia a dia. As gaiolas ideais para o período de choca são as de arame galvanizado, de preferência com o tamanho de 60x40x30cm para que o canário tenha um espaço razoável para se exercitar. Os filhotes devem ser colocados em uma voadeira com essa dimensão.

Muitos devem estar se perguntando: Por que não usar gaiola de madeira?

Bom, o uso da gaiola de madeira não é totalmente aconselhável porque é um ambiente em que os piolhos e ácaros mais gostam de se alojar. As beiras de gaiolas de madeira é um lugar propício para que essas pragas sobrevivam. Já nas gaiolas de arame galvanizado não há esse tipo de problema. Porém, muitos criadores usam as gaiolas de madeira para dar um tom rústico no plantel sem ter problema nenhum, contudo, o cuidado deve ser muito maior. É aconselhável dedetizar o plantel no mínimo duas vezes ao ano para prevenir a entrada das pragas.

0 Comments:

Post a Comment