sábado, 17 de abril de 2010

Muda de Pena

A época de muda é o momento em que devemos tomar um cuidado extremo para que nenhum canário adoeça ou até mesmo morra. Todas as aves precisam trocar suas penas assim que estas começam a ficar sem brilho e ressecadas. Isto acontece logo após o período de reprodução nos adultos, e pode durar entre 6 e 8 semanas. Existem casos em que a muda do canário se extende por um longo período de tempo, o que não é normal. Neste caso, a ave está necessitada de vitaminas e não recebeu uma alimentação adequada durante o período de reprodução.

As aves adultas começam a trocar as penas do peito, e a partir daí, a muda se extende para as extremidades do corpo do canário. Já nos filhotes, existe o que chamamos de muda de ninho, onde estes trocam as penas somente do peito e da cabeça. A próxima muda acontece no ano seguinte.

Neste perído devemos administrar uma diversidade muito grande de frutos e proporcionar aos canários bastante água limpa e filtrada. Banhos pela manhã também são muito aconselháveis, para que as penas possam nascer hidratadas e com brilho. Muitos criadores indicam o pepino nesta época de muda, pois este, ajuda a combater o enfraquecimento das aves e favorece o fortalecimento das novas penas. É necessário também fornecer aos canários bastante cálcio, que está contido no ovo cozido, farinhada, osso de ciba, e até mesmo bloquinhos de cálcio adquiridos em casas de ração.

Existem casos em que os canários trocam as penas em épocas inoportunas. Isto indica que algo de errado está acontecendo em seu plantel. É importante identificar o problema e fornecer bastante vitamina ao canário. Sustos e interrupções do sono dos canários são fatores que ajudam no acontecimento dessas enfermidades. Nunca deixe os canários expostos a correntes de ar frio, pois isto poderá levá-lo a morte.

Após a muda, os canários começam a se preparar novamente para o ciclo reprodutivo.

0 Comments:

Post a Comment