Para obter resultados favoráveis em seu plantel é necessário haver uma boa higienização em todos os aspectos por diversos motivos.
- → Com o seu plantel limpo, você evitará a visita de certos seres indesejáveis que podem acabar com a criação (piolho, ácaros, insetos).
- → Os pássaros estarão sempre limpos, não precisará se preocupar em passar óleo nos pés dos exemplares e a cauda estará no devido formato.
- → Você evitará doenças provenientes da sujeira e má higienização até mesmo dos canários. Por isso é conveniente colocar uma vez ao dia uma banheira própria para que os pássaros se banhem.
É importante seguir alguns passos na higienização:
- → Limpar e detetizar as gaiolas duas vezes ao ano.
- → Fazer com que os poleiros estejam sempre limpos.
- → Nunca deixar o pássaro ter contato com as fezes. Para isso existem as grades divisórias que ficam 3 ou 4 cm de altura acima do piso da gaiola.
- → Trocar o ninho a cada ninhada diferente dos casais. Assim que os filhotes começarem a sair do ninho é conveniente trocá-los para não causar complicações futuras.
- → Lavar o fundo das gaiolas todos os dias e se possível desinfetá-los uma vez na semana.
- → Lavar os couchos de ração uma vez por semana.
- → Trocar a água todos os dias.
- → Nunca deixar o alimento muito tempo na gaiola para que este não fermente.
- → Para poupar trabalho, existem criadores que optam pela capa de plástico da gaiola, que pode ser conseguida em qualquer casa de ração ou pet-shop.
Seguindo esses passos, a higienização do seu plantel estará correta e os pássaros estarão sempre sadios.