Após a postura do último ovo, deve-se contar 13 dias para saber o exato momento em que os filhotes começarão a nascer. Alguns criadores costumam substituir os ovos originais por ovos indez (ovos de plástico adquiridos em pet-shop e casas de criação), com o objetivo de fazer os filhotes nascerem ao mesmo tempo para que não haja nenhum problema em relação ao filhote mais novo. Esses ovos originais, devem ser retirados no mesmo dia em que a fêmea botar e colocados em um recipiente contendo sementes para que o ovos fiquem como se estivessem no ninho da fêmea. Estes devem ser virados diariamente para não ocorrer má formação dos filhotes. Assim que a fêmea botar o último ovo, esses ovos originais devem ser recolocados no ninho e a partir daí começa a contagem de 13 dias para podermos ver os primeiros exemplares que nascerão.
É muito importante observar se os pais estão tratando dos filhotes de maneira adequada, para que não haja a morte dos mesmos. Caso perceba que os filhotes não estão sendo alimentados, quem fará o papel de pai será você (Criador) que terá de dar a papinha no bico de cada um, até que estes estejam comendo sozinho. Não é uma tarefa fácil! Mas é muito gratificante saber que os filhotes foram criados por você. Esta papinha pode ser adquirida nos pet-shops. Existem várias papinhas para filhotes, e uma delas é a Alcon. Basta diluir a medida certa em água e dar no bico dos bebês canários com o auxílio de um seringa.
Com 6 ou 7 dias de vida já se pode observar as primeiras penas saindo dos pequeninos filhotes, que mais a frente, com 15 dias começarão a sair do ninho. Nesse momento é conveniente fazer a troca dos ninhos, ou seja, tirar o ninho que foi usado para essa choca e colocar um novo para que a fêmea confeccione novamente e volte a pôr os ovos da próxima ninhada. Os filhotes deverão ser separados dos pais com 30 dias de idade e colocados em uma voadeira para se exercitarem, elém de uma banheira para poderem se banhar a vontade. A partir daí, o macho e a fêmea terão seu tempinho para o namoro, para logo mais a frente começarem a mesma trajetória de reprodução.
Uma fêmea choca de 4 a 5 vezes no ano, entre os mêses de agosto a dezembro.
Para um melhor entendimento, separei algumas imagens de filhotes no decorrer da vida no ninho.
4 ovos de canário prontos para serem incubados.
Filhotes com apenas um dia de vida.
Filhotes com 7 dias de idade.
Filhotes já emplumados.
Marcadores: Reprodução