sábado, 17 de abril de 2010

Alimentação dos Filhotes

Em época de choca é de extrema importância nos preocuparmos com a alimentação que proporcionaremos para cada casal. Os filhotes necessitam de extremos cuidados, pois são muito sensíveis e merecem uma alimentação digna de bastante cálcio e proteínas. Alguns criadores optam por fazer uma vitamina especial para dar em época de reprodução para a alimentação dos filhotes. Essa vitamina pode ser feita a gosto do criador, misturando grãos de colza, nabão, níger, farinhada de ovo, vitamina pronta, casca de ovo torrada, etc...

Porém, é muito importante dar ovo cozido a partir do primeiro dia de vida dos bebês canários, pois o ovo é rico em vitaminas e é um alimento de fácil digestão, fazendo com que a papa fique macia e nutritiva. O ovo deve ser trocado diariamente e fornecido durante todo o período em que os filhotes dependerem dos pais para comer.

Com 10 dias de vida já é possivel observar os primeiros encartuchamentos dos filhotes, e as cores começam a dar vida no ninho por volta do 15º dia. Com 16 dias os filhotes já ensaiam os primeiros voos para fora do ninho, e com 30 dias chega a hora da separação. Os filhotes com 30 dias de idade normalmente já estão se alimentando sozinhos e devem ser separados com o intuito de deixar o macho e a fêmea sozinhos novamente para uma nova jornada de reprodução.

Assim que os filhotes forem separados devem ser colocados em uma voadeira para se exercitarem e serem expostos ao sol da manhã com recipientes de água para o banho matutino. Com isso, as penas ficarão brilhando e o canário ficará super saudável. É importante que esses filhotes não fiquem expostos a uma corrente de ar frio, pois poderão pegar algum tipo de enfermidade respiratória.

Um canário bem tratado com certeza estará pronto para o período de reprodução e seu vigor estará nas alturas quando chegar o momento de acasalamento. A alimentação saudável e abundante é indispensável em um plantel.

0 Comments:

Post a Comment