sábado, 17 de abril de 2010

Escolha dos Casais

O canário belga é uma espécie de pássaro fácil de se reproduzir em cativeiro, porém, existem várias etapas para que a reprodução tenha sucesso e não aconteça nada de errado. A fêmea normalmente bota de 4 a 6 ovos em dias seguidos, sendo que pode haver intervalo de um dia entre o penúltimo e o último ovo. Na maioria das vezes o último ovo tem uma cor mais azulada do que os outros.

Mas vamos agora começar do zero e explicar cada passo que devemos dar.

O período propício para a choca é do mês de agosto ao mês de dezembro. Devemos ser cautelosos na escolha dos casais e na escolha das gaiolas de choca. É importante observar quais são os machos que estão cantando vigorosamente e as fêmeas que estão prontas. Como posso saber quando a fêmea está pronta? É muito simples. Há várias maneiras de observar se uma fêmea está pronta para a reprodução ou não. Uma delas é colocar fiapos de saco de estopa na gaiola e observar se ela pega esses fiapos com o bico. Outra maneira é colocando o ninho na gaiola. Se ela deitar no ninho é porque está pronta para a choca. E ainda há outra maneira de observar. Basta pegar a fêmea na mão e soprar nas penas da barriga. Se a cloca estiver em forma de funil direcionada pra baixo e inchada, é resultado de que a fêmea está pronta para botar.

Para o acasalamento é aconselhável deixar o casal um do lado do outro em gaiolas diferentes por 3 ou 4 dias para que eles não briguem quando forem colocados juntos. Após esse processo, basta juntá-los em uma gaiola e colocá-la em um ambiente arejado, fresco e com luminosidade.

Para a fêmea confeccionar o ninho indico o saco de estopa (conseguido nas feiras, sacolões e supermercados). Basta cortá-los em quadradinhos de 5x5cm, desfiá-los e colocá-los na gaiola para que a fêmea construa o ninho do seu modo. Seis cubinhos de saco de estopa já é o necessário para cada fêmea. Após ter confeccionado o ninho ela começa a botar, geralmente de 4 a 6 ovos em dias seguidos.

0 Comments:

Post a Comment