
A princípio, é necessário estabelecer um padrão entre as raças que você deseja criar. Existem diversos tipos de canários do reino, como por exemplo: belga, frisado, crest, roller, lizzard, padovano, gloster, etc... Com isso, sua escolha será mais rápida e certeira ao comprar um canário!
Aqui vai algumas dicas para se fazer a compra certa:
- → Procure sempre observar o pássaro por um espaço de tempo antes de adquirí-lo, pois este pode estar com alguma complicação que irá afetar nos seus planos para o futuro com a reprodução.
- → Dê preferência aos pássaros que estão mais alertas e saltitantes na gaiola.
- → Tomar muito cuidado ao escolher exemplares que estão dentro de viveiros junto com outros pássaros, pois podem ser portadores de alguma doença respiratória.
- → Procure sempre aqueles que estão com a plumagem justa ao corpo, com exceção é claro, dos frisados que ja possuem as penas eretas.
- → Ao pegar o animal na mão, sopre embaixo das asas para checar se não está com piolho.
- → Sopre o peito da ave para ver a coloração e a respiração. Uma ave saudável possui a cor do peito rosada e a ossatura não fica pontiaguda ao passar a mão.
- → Se quer conseguir exemplares mais claros na reprodução deve optar por canários mais claro e cada vez mais ir apurando a cor, até chegar no desejado.
- → Na escolha do macho, procure sempre aquele que esteja cantando vigorosamente.
- → Compre a ave de alguém confiável, que possa lhe passar todas as instruções a respeito da criação.
Estes são alguns ítens que realmente devem ser levados em conta para a obtenção de exemplares de qualidade.