segunda-feira, 26 de abril de 2010

Papas

Cada criador possui sua maneira de preparar a papa onde irão os ingredientes necessários para a boa aparência do canário em questão. Colocarei aqui neste post algumas dicas para aqueles criadores que estão com alguma dúvida ou até mesmo procuram por uma receita nova de papas para fornecer aos filhotes.

É importante salientar que para os canários de fator vermelho intenso, devemos fornecer a mistura com corante para a fêmea antes mesmo dela pôr os ovos, para que estes já saiam com o corante em sua estrutura. Desta forma, os filhotes terão o fator vermelho intenso. Do contrário, você obterá um canário nevado, sem preenchimento total da cor vermelha.

Já para os canário de fator mosaico, devemos lembrar que é preciso fornecer a papa com corante a partir dos 45 dias de idade, pois estes, começarão a entrar no ciclo de muda de pena. E como os filhotes mudam as penas da cabeça, peito, e rabadilha, teremos então o fator mosaico entrando em cena. Esta dose é administrada até a muda acabar e quando houver a percepção por parte do criador que o canário chegou na cor desejada.

Aqui vai uma receita para ajudar na criação:

(Receita de Armindo Tavares)
2 Ovos cozidos (Retirava a casca depois de cozidos)
5 Paus de biscoito champanhe
6 Bolacha Maria, das tipo torradas
100 Gramas de pão ralado
3 colheres de sopa de mel
Sumo de uma laranja (quando as havia)

Eu particularmente não gosto de usar receitas caseiras, porque acho que o balancete nutricional para os filhotes deixa a desejar bastante. Uso em meu canaril a papa branca da orlux, e para os canários de fator vermelho, uso a papa húmida vermelha da orlux. As comercializadas te pouparão o trabalho, e também não sairá tão mais cara que as que são feitas em casa. Acho vantagem comprar a papa pronta.

0 Comments:

Post a Comment