terça-feira, 27 de abril de 2010

Anilhagem dos canários

É sempre bom sabermos ao certo como anilhar os nossos pássaros, a maneira de manuzeá-los e a forma como devemos introduzir a anilha na ave para não prejudicarmos o rendimento da mesma ou algo do tipo. Há um método convencional para se seguir, onde você terá segurança na anilhagem e o processo será menos desgastante e mais rápido.

Abaixo, temos passo a passo a maneira como devemos prosseguir em meio a esta situação:


Após a realização deste processo, o filhote deve ser recolocado no ninho para que receba todos os cuidados dos pais. Para que a anilhagem ocorra de uma maneira mais tranquila, convém anilhá-los quando tiverem entre 5 e 8 dias, dependendo do desenvolvimento do exemplar.

Espero ter ajudado aos iniciantes.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Papas

Cada criador possui sua maneira de preparar a papa onde irão os ingredientes necessários para a boa aparência do canário em questão. Colocarei aqui neste post algumas dicas para aqueles criadores que estão com alguma dúvida ou até mesmo procuram por uma receita nova de papas para fornecer aos filhotes.

É importante salientar que para os canários de fator vermelho intenso, devemos fornecer a mistura com corante para a fêmea antes mesmo dela pôr os ovos, para que estes já saiam com o corante em sua estrutura. Desta forma, os filhotes terão o fator vermelho intenso. Do contrário, você obterá um canário nevado, sem preenchimento total da cor vermelha.

Já para os canário de fator mosaico, devemos lembrar que é preciso fornecer a papa com corante a partir dos 45 dias de idade, pois estes, começarão a entrar no ciclo de muda de pena. E como os filhotes mudam as penas da cabeça, peito, e rabadilha, teremos então o fator mosaico entrando em cena. Esta dose é administrada até a muda acabar e quando houver a percepção por parte do criador que o canário chegou na cor desejada.

Aqui vai uma receita para ajudar na criação:

(Receita de Armindo Tavares)
2 Ovos cozidos (Retirava a casca depois de cozidos)
5 Paus de biscoito champanhe
6 Bolacha Maria, das tipo torradas
100 Gramas de pão ralado
3 colheres de sopa de mel
Sumo de uma laranja (quando as havia)

Eu particularmente não gosto de usar receitas caseiras, porque acho que o balancete nutricional para os filhotes deixa a desejar bastante. Uso em meu canaril a papa branca da orlux, e para os canários de fator vermelho, uso a papa húmida vermelha da orlux. As comercializadas te pouparão o trabalho, e também não sairá tão mais cara que as que são feitas em casa. Acho vantagem comprar a papa pronta.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lipocromo e Melanina



Victor Moreira

Revista CORA 2006

Arquivo editado em 18/12/2006

As regras da hereditariedade descobertas por Mendel, constituem-se num instrumento decisivo na reproduçăo de canários.

Entretanto o criador năo precisa Necessariamente entende-las em sua plenitude. Com o tempo, de maneira geral irá adquirindo conhecimentos genéticos, técnicos e teóricos, necessários a todo bom criador.

É importante porém, que alguns conhecimentos, indispensáveis para o bom andamento da criaçăo.

Os canários dividem-se em dois grandes grupos Linha Clara ou Lipocromica e Linha escura ou Melânica.

A designaçăo Lipocromica, provém de lipocromos, nome genérico de um grupo de pigmentos hidrocarbonatos solúveis em gordura, tais como o caroteno, luteina e xantofila.

O caroteno é um pigmento de cor laranja ou vermelha, encontrado na cenoura, batata doce etc, sendo que, as variedades beta, alfa e gama săo provitaminas que após sintetizadas no organismo, se transforma em vitamina A.

A xantofila está presente nas folhas verdes e vegetais e a luteina se encontra na gema de ovo, no milho, etc.

Ao ingerir estas substâncias o organismo do canário assimila-as dando origem as cores lipocromicas características.

Os carotenóides săo transportados pela corrente sanguínea até o canudo (canhăo) das penas, nelas se depositando continuamente, até se completarem. Este processo se inicia antes mesmo que as penas atravesse a pele.

Por esta razăo é imprescindível no que diz respeito aos canários com fator vermelho, que a cataxantina seja administrada antes que os envólucros irrigados das penas rompam a pele.

Os canários melânicos (linha escura) tem um pigmento chamado melanina, fabricado pelo seu metabolismo orgânico. O processo biológico de síntese de melanina, se desenrola através de fermentos (tiresinase-dopa) até a formaçăo da eumelanina e feumelanina.

As mutaçőes que incidiram sobre a estrutura, densidade e tipo de melanina, influenciaram na variedade de cores melânicas existentes.

Resultante da modificaçăo estrutural das células exteriores das penas, existem o fator limăo ou ótico para o azul.

A luminosidade produzida pelo espectro solar, decomposta em radiaçőes, nos dá as varias nuances de cor, que observamos no mesmo nuances de cor, que observamos no mesmo canário em diferentes períodos do dia, ou seja, cores mais amenas de manhă e mais fortes ao entardecer. A plenitude da pureza da cor se observa ao meio dia.

Este fator transmite o efeito óptico que dá a cor amarela, um tom esverdeado, daí a denominaçăo Amarelo Limăo. Nos canários brancos, aumenta o brilho da plumagem, dando a ilusăo óptica de uma tonalidade mais branca. Nos pássaros vermelhos por influęncia do fator, a cor vermelha é mais intensa e brilhante.

O fator ótico para o azul, quando inserido nos gens dos canários da linha escura, elimina os resíduos feomelanicos dispersos (manto marrom) proporcionando maior nitidez e contraste entre as melaninas e o lipocromo.

Tomando por exemplo, ao introduzirmos o fator ótico nos canários Ágata, eliminamos a feomelanina presente no dorso (manto) dos canários, obtendo dessa forma exemplares com as melaninas mais nítidas, em perfeito contraste com o lipocromo.

Essa regra se aplica a todos os canários de linha escura e pelas consideraçőes apresentadas, entendo que os novos canários de linha escura, com ausęncia quase total de feomelanina marrom no manto, estăo ligados ao fator ótico para o azul.

Esse fator é de caráter recessivo e como tal, precisa estar presente em dose dupla nos dois gametas, ou seja, no macho e fęmea, para que possa manifestar-se e aparecer na plumagem.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mais aquisições

Aqui estão mais duas aquisições para o ano de 2010.


Fêmea Branca

Fêmeas fazendo um lanchinho


Macho Topete Cenoura Nevado


Fêmea Branca



terça-feira, 20 de abril de 2010



A reunião harmônica de todos os caracteres "ideais" em um mesmo canário é o que se poderia chamar de "sucesso absoluto". Porém, isto não é tão fácil. Deve-se, então aprender a observar bem o exemplar sob mira, comparando-o com o maior número para que se possa realmente selecionar um bom espécime. Como nem sempre todos os detalhes são possíveis de se encontrar em uma mesma ave, é oportuno avaliar-se conjuntamente as qualidades do casal que se pretende formar. Pode-se, assim, obter em ambos, complementarmente, os aspectos desejados, cujo conjunto certamente se manifestará na prole, por inteiro. A partir daí trabalha-se em função do padrão que se pretenda alcançar. Basicamente, tem-se como necessária, em um bom exemplar, as seguintes qualificações:

CABEÇA: deve ser arredondada, perfeitamente harmônica com o bico e o pescoço, os olhos bem centrais, devem ser redondos e transmitir vivacidade.

BICO: este deve Ter a cor do canário (claro ou escuro), ser curto e largo em sua base. No aspecto da cor, exceção se abre, apenas, para os marfins, ágatas, canelas, pastéis e isabéis.

PESCOÇO: em forma de cilindro e curto, compondo em harmonia com o tórax e a cabeça.

PEITO: largo e arredondado, combinando com o resto do corpo.

DORSO: reto, em linha com o pescoço e a cauda.

ASAS: perfiladas e aderentes ao corpo, sem entrecruzamento e sem exagero na cobertura da base da cauda.

CAUDA: unida e em forma de "M", em linha reto com o dorso.

PATAS: ausência de escamas e sem exposição de músculos, na cor do pássaros (linha clara ou escura).

PLUMAGEM: sem falhas cromáticas, compacta, brilhante e sedosa, com pureza e intensidade de cor.

TAMANHO: entre 13 e 15 centímetros, medidos da base do bico ao final da cauda.

De resto, é recomendável saber-se algumas informações acerca da origem do pássaro e, se adulto, quanto ao seu desempenho como reprodutor, se já o foi.

APCO - Associação Paranaense de Canaricultura e Ornitologia


Revista SOBC 1998
Arquivo editado em 25/04/2005

Nunca acasale


com fator vermelho x sem fator vermelho
linha clara x linha escura
diluídos x oxidados
mosaicos x nevados
dominante ou recessivo x com fator vermelho
dominante x marfim ou portador
ágata x féo
ágata x satinado
pastel x opal
pastel x satinado
pastel x féo
satinado x féo
féo x opal
opal x satinado

dois fatores diferentes de diluição de melaninas mesmo que sejam apenas dois portadores.

Todos os acasalamentos acima gerarão pássaros atípicos ou fora da nomenclatura atual, se não na primeira geração, nas subseqüentes.

Ainda não devem ser acasalados:

intenso x intenso
dominante x dominante

Pois nesses acasalamentos ocorre o fator sub-letal, matando parte dos
embriões e gerando parte dos filhotes debilitados.

Obs.:
Alguns acasalamentos não aconselháveis podem ser feitos visando
aprimorar determinadas qualidades. Por exemplo: acasalar mosaicos da linha clara com mosaico da linha escura, para obter mosaicos da linha escura bem caracterizados.

Entretanto, esses acasalamentos devem ser feitos exclusivamente por criadores experientes e que possuam um plantei grande.

Acasale sempre

linha clara x linha clara
linha escura x linha escura
sem fator x sem fator
com fator x com fator
nevado x intenso
nevado x dominante
nevado x recessivo
mosaico x mosaico
diluído x diluído
oxidado x oxidado

TABELAS

A - Lipocromo
1 - intenso x nevado
prole: machos e fêmeas intensos e nevados

2 - mosaico x mosaico
prole: machos e fêmeas mosaicos

3 - nevado x dominante
prole: machos e fêmeas nevados e dominantes

4 - nevado x nevado
prole: machos e fêmeas nevados, porém esse acasalamento gera
pássaros com excesso de névoa e de plumagem.

Obs.: mosaicos x intenso. Podem ser acasalados, visando intensificar o
lipocromo nas zonas índices dos mosaicos e reduzir o excesso de plumagem.
Contudo, só depois de algumas gerações e de acasalamentos consangüíneos obtém-se bons resultados.

B - Diluídos x Diluídos

l - (M) ágata x (F) Isabel
prole: machos ágatas portadores de Isabel fêmeas ágatas

2 - (M) ágata x (F) ágata
prole: machos e fêmeas ágatas

3 - (M) isabel x (F) Isabel
prole: machos e fêmeas isabéis

4 - (M) isabel x (F) ágata
prole: machos ágatas portadores de isabel
fêmeas isabéis

5 - (M) ágata portador de Isabel x (F) isabel
prole: machos isabéis
machos ágatas portadores de isabel
fêmeas isabéis
fêmeas ágatas

6 - (M) ágata portador de Isabel x (F) ágata
prole: machos ágatas
machos ágatas portadores de isabel
fêmeas isabéis
fêmeas ágatas

C - Oxidados x Oxidados
1 - (M) negro-marrom x (F) negro-marrom
prole: machos e fêmeas negro-marrons

2 - (M) negro-marrom x (F) canela
prole: machos negro-marrons p/canela
fêmeas negro-marrons

3 - (M) canela x (F) negro-marrom
prole: machos negro-marrons p/canela
fêmeas canelas

4 - (M) canela x (F) canela
prole: machos e fêmeas canelas

5 - (M) negro-marrom p/ canela x(F) negro-marrom
prole: machos negro-marrons
machos negro-marrons p/canela
fêmeas canelas
fêmeas negro-marrons

6 - (M) negro-marrom p/ canela x (F) canela
prole: machos negro-marrons p/canela
machos canelas
fêmeas canelas
fêmeas negro-marrons

Os canários negro-marrons oxidados são os verdes, azuis e cobres.

Porém na tabela quando aparece o termo negro-marrom não podemos esquecer que os cobres, ao contrário dos verdes e azuis, têm fator vermelho. Os acasalamentos corretos são:

verde x verde
verde x canela amarelo ou prateado
verde x azul
azul x canela amarelo nevado
cobre x cobre
cobre x canela vermelho
canela x canela

Obs.:
Os acasalamentos com negro-marrons portadores de ágata ou Isabel e canelas portadores de isabel, não foram feitos porque esses pássaros descendem de acasalamentos incorretos.

D - Pastel - Satínê - Marfim
1 - (M) puro x (F) normal
prole: machos portadores fêmeas puras

2 - (M) puro x (F) pura
prole: machos e fêmeas puros

3 - (M) normal x (F) normal
prole: machos e fêmeas normais

4 - (M) normal x (F) pura
prole: machos portadores fêmeas normais

5 - (M) portador x (F) normal
prole: machos normais machos portadores

fêmeas normais
fêmeas puras

6 - (M) portador x (F) pura prole: machos portadores
machos puros
fêmeas normais
fêmeas puras

Esses fatores são caracterizados por gens ligados ao sexo masculino. Não
existindo fêmeas portadoras, porque apenas um gen é suficiente para a caracterização desses fatores no fenótipo das fêmeas.

E • Recessivo - Opal - Ino (Féos) Topázios

1 - (M) puro x (F) normal
prole: machos e fêmeas portadores

2 - (M) puro x (F) pura
prole: machos e fêmeas puros

3 - (M) puro x (F) portadora
prole: machos puros
machos portadores
fêmeas puras
fêmeas portadoras

4 - (M) normal x (F) normal
prole: machos e fêmeas normais

5 - (M) normal x (F) pura
prole: machos e fêmeas portadores

6 - (M) normal x (F) portadora
prole: machos normais
machos portadores
fêmeas normais
fêmeas portadoras

7 - (M) portador x (F) normal
prole: machos normais
machos portadores
fêmeas normais
fêmeas portadoras

8 - (M) portador x (F) pura
prole: machos puros
machos portadores
fêmeas puras
fêmeas portadoras

9 - (M) portador x (F) portadora
prole: machos puros machos normais
machos portadores
fêmeas puras
fêmeas normais
fêmeas portadoras

Esses fatores são caracterizados por gens recessivos, que necessitam estar em dose dupla para sua caracterização no fenótipo e independem do sexo dos pássaros acasalados, por isso nota-se que na prole o fenótipo e o genótipo dos machos e das fêmeas são sempre iguais e que nos casais l e 5, 3 e 8, 6 e 7 a prole é idêntica.

Obs.:
Os canários de olhos vermelhos da linha clara (albinos, lutinos e rubinos) devem ser acasalados como satinês e não como inos, porque no Brasil atualmente quase todos os pássaros dessa linha descendem de satinês.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Vigor está voltando! o//


É época de começarmos a ansiar por um futuro promissor na criação. Estamos em um período onde os exemplares machos estão voltando a entrar em forma no que diz respeito ao canto, e as fêmeas estão começando a ficar mais dispostas. A época é de preparação para uma jornada de reprodução que começará em agosto, para os criadores brasileiros. Eu particularmente estou bastante ansioso para começar a trabalhar na escolha dos casais e manipulação dos filhotes que futuramente virão. Todos os criadores esperam por esta jornada de alegrias e tristezas que são proporcionadas pela criação de canários. A muda de pena está no fim para muitos exemplares, e no meu plantel, os machos estão voltando a soltar a voz como estão acostumados fazer. Logo mais a frente será tempo de realizar novas aquisições e planejamentos para se ter sucesso na criação e obter toda a satisfação de uma jornada completada com o suor do nosso trabalho. Todos sabemos que o período do inverno não é fácil para nós que somos criadores, e para os canários que estão expostos a este tipo de mudança climática. Além disso, é justamente nessa época em que a muda de pena é realizada e os exemplares precisam de mais cuidado. Mas trabalhando duro e forncendo os cuidados necessários às criações, tudo fica mais fácil e prazeroso. Desejo a todos, uma boa jornada.

sábado, 17 de abril de 2010

Sejam bem vindos

Neste site serão apresentadas diversas maneiras de criação e reprodução de uma das mais belas raças de pássaros (Canário Belga). É um animal de fácil manejo, porém exige muitos cuidados... estes que citarei mais a frente. O blog está em reforma, com isso, peço paciência a todos os que procuram informações. "Nada vale um criador se o seu ponto forte não é a paciência". Acrescentarei a cada dia informações e comentários que possam satisfazer a todos os visitantes, elaborarei tópicos e manchetes a respeito da criação. A arte de criar canários deve ser praticada não objetivando lucros, mas sim objetivando satisfações sentimentais com os animais. Tudo o que é feito com carinho e dedicação se torna mais prazeiroso quando o objetivo é alcançado. Todos aqueles que que se despuserem à criação precisam ter em mente que não obter sucesso na reprodução ou em concursos não deve ser motivo para desanimo. Qualquer criador tem seus altos e baixos, e com um pouco mais de trabalho o sucesso baterá na porta quando menos se esperar.

A todos os criadores, desejo sucesso e muitas alegrias.

Aos que ainda tiverem alguma dúvida a respeito da criação e da reprodução, peço que entrem em contato através do email. Responderei o mais breve possível.

halissonamaral1@hotmail.com

Os comentários no site também estão abertos para opiniões e propostas. Obrigado


Algumas fotos do site não são de minha autoria. Para aqueles que por ventura se sentirem constrangidos

pelo uso da imagem de sua autoria, favor me avisar pelo email para a remoção desta. Obrigado

Filhotes do Ano de 2009

Fêmea Salsa agosto 2009

Fêmea Branca e Cinza setembro 2009

Macho Branco e Cinza agosto 2009

Fêmea Salsa agosto 2009

Filhotes Ninhada Agosto 2009

Fêmea Branca e Cinza agosto 2009

Filhotes Ninhada Novembro 2009

Filhotes Ninhada Novembro 2009

Fêmea Branca e Cinza Novembro 2009

Fêmea Amarela Nevada Novembro 2009

Macho Branco e Cinza Agosto 2009

Macho Topete Branco

Fêmea Amarelo Nevado

Fêmea Cenoura Nevado

Fêmea Topete Cenoura Nevado





Fichas De Controle

Todo criador que deseja ter sucesso em sua criação precisa ter em mãos uma maneira de organizar seu plantel através de anotações. Isto é indispensável para a reprodução dos canários em vários aspectos, por exemplo:

  • Ao fim do perído de choca, você pode estabelecer uma comparação entre os casais para decidir com qual deles vai continuar no seu plantel na próxima jornada de reprodução.
  • Consultando as fichas, você pode contar quantas ninhadas cada canária chocou, quantos filhotes nasceram, quantos morreram.
  • Com as fichas em mãos você tem a possibilidade de saber quantos ovos foram botados ao todo durante o ano.

Além de muitas outras vantagens que as anotações proporcionam.

Aqui estão algumas das tabelas mais usadas por criadores:

Tabela de gaiola - Propícia para período de choca

Registro de Filhotes

Registro de  filhotes

Controle de Criação

Higienização

Para obter resultados favoráveis em seu plantel é necessário haver uma boa higienização em todos os aspectos por diversos motivos.

  • → Com o seu plantel limpo, você evitará a visita de certos seres indesejáveis que podem acabar com a criação (piolho, ácaros, insetos).
  • → Os pássaros estarão sempre limpos, não precisará se preocupar em passar óleo nos pés dos exemplares e a cauda estará no devido formato.
  • → Você evitará doenças provenientes da sujeira e má higienização até mesmo dos canários. Por isso é conveniente colocar uma vez ao dia uma banheira própria para que os pássaros se banhem.

É importante seguir alguns passos na higienização:

  • → Limpar e detetizar as gaiolas duas vezes ao ano.
  • → Fazer com que os poleiros estejam sempre limpos.
  • → Nunca deixar o pássaro ter contato com as fezes. Para isso existem as grades divisórias que ficam 3 ou 4 cm de altura acima do piso da gaiola.
  • → Trocar o ninho a cada ninhada diferente dos casais. Assim que os filhotes começarem a sair do ninho é conveniente trocá-los para não causar complicações futuras.
  • → Lavar o fundo das gaiolas todos os dias e se possível desinfetá-los uma vez na semana.
  • → Lavar os couchos de ração uma vez por semana.
  • → Trocar a água todos os dias.
  • → Nunca deixar o alimento muito tempo na gaiola para que este não fermente.
  • → Para poupar trabalho, existem criadores que optam pela capa de plástico da gaiola, que pode ser conseguida em qualquer casa de ração ou pet-shop.

Seguindo esses passos, a higienização do seu plantel estará correta e os pássaros estarão sempre sadios.

Reprodução

Após a postura do último ovo, deve-se contar 13 dias para saber o exato momento em que os filhotes começarão a nascer. Alguns criadores costumam substituir os ovos originais por ovos indez (ovos de plástico adquiridos em pet-shop e casas de criação), com o objetivo de fazer os filhotes nascerem ao mesmo tempo para que não haja nenhum problema em relação ao filhote mais novo. Esses ovos originais, devem ser retirados no mesmo dia em que a fêmea botar e colocados em um recipiente contendo sementes para que o ovos fiquem como se estivessem no ninho da fêmea. Estes devem ser virados diariamente para não ocorrer má formação dos filhotes. Assim que a fêmea botar o último ovo, esses ovos originais devem ser recolocados no ninho e a partir daí começa a contagem de 13 dias para podermos ver os primeiros exemplares que nascerão.

É muito importante observar se os pais estão tratando dos filhotes de maneira adequada, para que não haja a morte dos mesmos. Caso perceba que os filhotes não estão sendo alimentados, quem fará o papel de pai será você (Criador) que terá de dar a papinha no bico de cada um, até que estes estejam comendo sozinho. Não é uma tarefa fácil! Mas é muito gratificante saber que os filhotes foram criados por você. Esta papinha pode ser adquirida nos pet-shops. Existem várias papinhas para filhotes, e uma delas é a Alcon. Basta diluir a medida certa em água e dar no bico dos bebês canários com o auxílio de um seringa.

Com 6 ou 7 dias de vida já se pode observar as primeiras penas saindo dos pequeninos filhotes, que mais a frente, com 15 dias começarão a sair do ninho. Nesse momento é conveniente fazer a troca dos ninhos, ou seja, tirar o ninho que foi usado para essa choca e colocar um novo para que a fêmea confeccione novamente e volte a pôr os ovos da próxima ninhada. Os filhotes deverão ser separados dos pais com 30 dias de idade e colocados em uma voadeira para se exercitarem, elém de uma banheira para poderem se banhar a vontade. A partir daí, o macho e a fêmea terão seu tempinho para o namoro, para logo mais a frente começarem a mesma trajetória de reprodução.

Uma fêmea choca de 4 a 5 vezes no ano, entre os mêses de agosto a dezembro.

Para um melhor entendimento, separei algumas imagens de filhotes no decorrer da vida no ninho.

4 ovos de canário prontos para serem incubados.

Filhotes com apenas um dia de vida.

Filhotes com 7 dias de idade.

Filhotes já emplumados.

Escolha dos Casais

O canário belga é uma espécie de pássaro fácil de se reproduzir em cativeiro, porém, existem várias etapas para que a reprodução tenha sucesso e não aconteça nada de errado. A fêmea normalmente bota de 4 a 6 ovos em dias seguidos, sendo que pode haver intervalo de um dia entre o penúltimo e o último ovo. Na maioria das vezes o último ovo tem uma cor mais azulada do que os outros.

Mas vamos agora começar do zero e explicar cada passo que devemos dar.

O período propício para a choca é do mês de agosto ao mês de dezembro. Devemos ser cautelosos na escolha dos casais e na escolha das gaiolas de choca. É importante observar quais são os machos que estão cantando vigorosamente e as fêmeas que estão prontas. Como posso saber quando a fêmea está pronta? É muito simples. Há várias maneiras de observar se uma fêmea está pronta para a reprodução ou não. Uma delas é colocar fiapos de saco de estopa na gaiola e observar se ela pega esses fiapos com o bico. Outra maneira é colocando o ninho na gaiola. Se ela deitar no ninho é porque está pronta para a choca. E ainda há outra maneira de observar. Basta pegar a fêmea na mão e soprar nas penas da barriga. Se a cloca estiver em forma de funil direcionada pra baixo e inchada, é resultado de que a fêmea está pronta para botar.

Para o acasalamento é aconselhável deixar o casal um do lado do outro em gaiolas diferentes por 3 ou 4 dias para que eles não briguem quando forem colocados juntos. Após esse processo, basta juntá-los em uma gaiola e colocá-la em um ambiente arejado, fresco e com luminosidade.

Para a fêmea confeccionar o ninho indico o saco de estopa (conseguido nas feiras, sacolões e supermercados). Basta cortá-los em quadradinhos de 5x5cm, desfiá-los e colocá-los na gaiola para que a fêmea construa o ninho do seu modo. Seis cubinhos de saco de estopa já é o necessário para cada fêmea. Após ter confeccionado o ninho ela começa a botar, geralmente de 4 a 6 ovos em dias seguidos.

Alimentação dos Filhotes

Em época de choca é de extrema importância nos preocuparmos com a alimentação que proporcionaremos para cada casal. Os filhotes necessitam de extremos cuidados, pois são muito sensíveis e merecem uma alimentação digna de bastante cálcio e proteínas. Alguns criadores optam por fazer uma vitamina especial para dar em época de reprodução para a alimentação dos filhotes. Essa vitamina pode ser feita a gosto do criador, misturando grãos de colza, nabão, níger, farinhada de ovo, vitamina pronta, casca de ovo torrada, etc...

Porém, é muito importante dar ovo cozido a partir do primeiro dia de vida dos bebês canários, pois o ovo é rico em vitaminas e é um alimento de fácil digestão, fazendo com que a papa fique macia e nutritiva. O ovo deve ser trocado diariamente e fornecido durante todo o período em que os filhotes dependerem dos pais para comer.

Com 10 dias de vida já é possivel observar os primeiros encartuchamentos dos filhotes, e as cores começam a dar vida no ninho por volta do 15º dia. Com 16 dias os filhotes já ensaiam os primeiros voos para fora do ninho, e com 30 dias chega a hora da separação. Os filhotes com 30 dias de idade normalmente já estão se alimentando sozinhos e devem ser separados com o intuito de deixar o macho e a fêmea sozinhos novamente para uma nova jornada de reprodução.

Assim que os filhotes forem separados devem ser colocados em uma voadeira para se exercitarem e serem expostos ao sol da manhã com recipientes de água para o banho matutino. Com isso, as penas ficarão brilhando e o canário ficará super saudável. É importante que esses filhotes não fiquem expostos a uma corrente de ar frio, pois poderão pegar algum tipo de enfermidade respiratória.

Um canário bem tratado com certeza estará pronto para o período de reprodução e seu vigor estará nas alturas quando chegar o momento de acasalamento. A alimentação saudável e abundante é indispensável em um plantel.

Cantaxantina

A cantaxantina é um corante de pigmentação vermelha que é usado na alimentação dos canários para que estes se tornem canários de fator vermelho. A cantaxantina pode ser usada para qualquer cor de canário, independentemente da raça ou do sexo.

Ela pode ser adquirida em lojas de criadores ou pet-shop. Deve ser bem dosada para que não cause danos aos filhotes que forem ingeri-la.

Para se obter um bom resultado, é necessário colocar uma pitadinha de cantaxantina em cima do ovo cozido a cada dia assim que começar a aparecer os primeiros sinais de encartuchamento dos filhotes. Isso acontece por volta do 13º ou 14º dia de vida. Desse modo, os pais irão comer o ovo, fazer a papa e tratar dos filhotes, que consequentemente ficarão com a pigmentação avermelhada ou alaranjada dependendo da genética dos pais. Alguns criadores preferem dar a cantaxantina na primeira muda de pena, misturada na farinhada, pois o corante é um produto muito forte, e muitas vezes pode causar complicações sérias nos filhotes. Uma delas é o ataque à retina do canário, podendo deixá-lo cego. Outra complicação pode se dar com o sistema digestório dos canários, pois o corante ataca a flora intestinal e prejudica na absorção de nutrientes. Porém, se dosado com cuidado e na medida certa, ele só trará benefícios ao seu plantel.

A cantaxantina é usada por criadores que desejam obter o canário mosaico perfeito para as exposições e campeonatos, mas também pode ser usada por aqueles que acham a cor muito bonita. Tudo é uma questão de gosto.

Gaiolas e Acessórios

Para obter sucesso na criação não basta apenas tratar bem dos canários e colocá-los juntos na época de reprodução. Eles necessitam de lugares adequados para procriar, tratar dos filhotes e passarem a noite.

O aconselhável é ter um cômodo separado para a criação, bem arejado, na temperatura ambiente e que bata sol apenas pela manhã. Todos os canários necessitam do sol da manhã para manter suas penas com o brilho e a beleza natural. As janelas do plantel devem ser recobertas por telas que impossibilitem a passagem de moscas e insetos noturnos que possam atrapalhar o rendimento das aves.

As gaiolas padronizadas dão um visual muito melhor no plantel, além de deixar o ambiente bem mais organizado para o manuseio das aves no dia a dia. As gaiolas ideais para o período de choca são as de arame galvanizado, de preferência com o tamanho de 60x40x30cm para que o canário tenha um espaço razoável para se exercitar. Os filhotes devem ser colocados em uma voadeira com essa dimensão.

Muitos devem estar se perguntando: Por que não usar gaiola de madeira?

Bom, o uso da gaiola de madeira não é totalmente aconselhável porque é um ambiente em que os piolhos e ácaros mais gostam de se alojar. As beiras de gaiolas de madeira é um lugar propício para que essas pragas sobrevivam. Já nas gaiolas de arame galvanizado não há esse tipo de problema. Porém, muitos criadores usam as gaiolas de madeira para dar um tom rústico no plantel sem ter problema nenhum, contudo, o cuidado deve ser muito maior. É aconselhável dedetizar o plantel no mínimo duas vezes ao ano para prevenir a entrada das pragas.

Método para corte de unha

Além da higiene com o plantel, é preciso estar atento a certas coisas nos pássaros como o tamanho das unhas. Um canário que possui as unhas muito grandes acaba se machucando ao pular de um poleiro para o outro, ou até mesmo agarrando as unhas nas gaiolas. Por isso é necessário corta-las quando estiverem com um tamanho maior que o normal.

Não é uma tarefa muito fácil, entretanto, se for feita com cautela nada de mal acontecerá ao canário. Explicarei passo a passo o procedimento para cortar as unhas das aves de seu plantel:

Pegue o canário na mão, e com a mesma segure um dedo por vez. Com o auxílio de um alicate, ou de um cortador de unhas, corte a ponta das unhas de cada dedo do canário. Mas preste muita atenção para não pegar nas veias que circundam a unha. Procure fazer esse procedimento em um lugar calmo e claro. É possível ver o lugar em que a veia termina, por isso, não corte as unhas muito rentes ao sinal vermelho. Seguindo todos esses conselhos e dicas não tem como errar.

Muda de Pena

A época de muda é o momento em que devemos tomar um cuidado extremo para que nenhum canário adoeça ou até mesmo morra. Todas as aves precisam trocar suas penas assim que estas começam a ficar sem brilho e ressecadas. Isto acontece logo após o período de reprodução nos adultos, e pode durar entre 6 e 8 semanas. Existem casos em que a muda do canário se extende por um longo período de tempo, o que não é normal. Neste caso, a ave está necessitada de vitaminas e não recebeu uma alimentação adequada durante o período de reprodução.

As aves adultas começam a trocar as penas do peito, e a partir daí, a muda se extende para as extremidades do corpo do canário. Já nos filhotes, existe o que chamamos de muda de ninho, onde estes trocam as penas somente do peito e da cabeça. A próxima muda acontece no ano seguinte.

Neste perído devemos administrar uma diversidade muito grande de frutos e proporcionar aos canários bastante água limpa e filtrada. Banhos pela manhã também são muito aconselháveis, para que as penas possam nascer hidratadas e com brilho. Muitos criadores indicam o pepino nesta época de muda, pois este, ajuda a combater o enfraquecimento das aves e favorece o fortalecimento das novas penas. É necessário também fornecer aos canários bastante cálcio, que está contido no ovo cozido, farinhada, osso de ciba, e até mesmo bloquinhos de cálcio adquiridos em casas de ração.

Existem casos em que os canários trocam as penas em épocas inoportunas. Isto indica que algo de errado está acontecendo em seu plantel. É importante identificar o problema e fornecer bastante vitamina ao canário. Sustos e interrupções do sono dos canários são fatores que ajudam no acontecimento dessas enfermidades. Nunca deixe os canários expostos a correntes de ar frio, pois isto poderá levá-lo a morte.

Após a muda, os canários começam a se preparar novamente para o ciclo reprodutivo.

CD de canto Canário Belga


No período de reprodução, quando os casais estão todos acasalados, é aconselhável que se tenha um exemplar macho em uma gaiola separada para puxar o canto do seu plantel. Quando os machos estão acasalados com as fêmeas, eles dificilmente cantam na maior parte do dia. Ter um macho somente para o canto lhe proporcionará várias vantagens. Uma delas, e para mim a mais importante é a seguinte:

Quando os filhotes são separados de seus pais e colocados em uma voadeira começam a limpar o canto (isso acontece com os machos). Se o seu plantel não tiver um macho não acasalado cantando vigorosamente, esses filhotes machos poderam aprender diversos vícios com outros pássaros que por ventura visitam seu plantel. A pior situação é quando o filhote começa a piar igual aos pardais. Isso é um sério problema, pois o filhote será desvalorizado.

Para aqueles que não possuem um macho não acasalado no plantel, ai vai uma dica:

Assim que os filhotes forem separados, é aconselhável que se coloque um cd de canto pelo menos umas cinco vezes por dia para que eles escutem e comecem a cantar como no cd. Desse modo, não terão nenhum vício indesejável para o criadouro.

Para baixar o CD de canto canário belga campainha Clique Aqui

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como saber qual escolher?



A princípio, é necessário estabelecer um padrão entre as raças que você deseja criar. Existem diversos tipos de canários do reino, como por exemplo: belga, frisado, crest, roller, lizzard, padovano, gloster, etc... Com isso, sua escolha será mais rápida e certeira ao comprar um canário!

Aqui vai algumas dicas para se fazer a compra certa:

  • → Procure sempre observar o pássaro por um espaço de tempo antes de adquirí-lo, pois este pode estar com alguma complicação que irá afetar nos seus planos para o futuro com a reprodução.
  • → Dê preferência aos pássaros que estão mais alertas e saltitantes na gaiola.
  • → Tomar muito cuidado ao escolher exemplares que estão dentro de viveiros junto com outros pássaros, pois podem ser portadores de alguma doença respiratória.
  • → Procure sempre aqueles que estão com a plumagem justa ao corpo, com exceção é claro, dos frisados que ja possuem as penas eretas.
  • → Ao pegar o animal na mão, sopre embaixo das asas para checar se não está com piolho.
  • → Sopre o peito da ave para ver a coloração e a respiração. Uma ave saudável possui a cor do peito rosada e a ossatura não fica pontiaguda ao passar a mão.
  • → Se quer conseguir exemplares mais claros na reprodução deve optar por canários mais claro e cada vez mais ir apurando a cor, até chegar no desejado.
  • → Na escolha do macho, procure sempre aquele que esteja cantando vigorosamente.
  • → Compre a ave de alguém confiável, que possa lhe passar todas as instruções a respeito da criação.
Estes são alguns ítens que realmente devem ser levados em conta para a obtenção de exemplares de qualidade.

;;